Dr. Silvio Mesquita
Dr. Silvio Mesquita

Ajudo pessoas a realçar sua beleza real e natural através da Cirurgia Plástica
Clínica Silvio Mesquita | Brasília, DF

Lipoescultura

A Lipoescultura é um procedimento de retirada e, em alguns casos, reposicionamento da gordura corporal para harmonização do corpo.

Um exemplo comum é a retirada de gordura da região dos flancos (logo acima do bumbum) e recolocá-la em uma região de maior depressão na lateral do bumbum, além é claro, de ser utilizada também para aumentar da projeção do glúteo.

Mulheres com boa saúde, próximas ao seu peso, que apresentam pele de boa qualidade e que tem comprometimento com hábitos saudáveis perenes.

A Lipo possui a sua melhor indicação quando é realizada por pacientes que estão próximos do seu peso ideal e que possuem gorduras localizadas das quais não conseguem se livrar, mesmo com prática de atividade física e bons hábitos alimentares.

Lembrando que a Lipo não deve ser confundida com uma cirurgia de emagrecimento.

Gordura e pele são características que não podem ser separadas dentro da Cirurgia Plástica. Na Lipo, qualidade da pele é um critério determinante na hora da definição se a Lipoescultura irá te entregar o melhor resultado.

Uma pele de boa qualidade é aquela mais espessa e menos fina e que não apresenta marcas como estrias. A presença de gordura associada a uma pele de boa qualidade oferece melhores condições para realização do procedimento.

Diferentes partes de um mesmo corpo podem apresentar qualidades de pele distintas, ou seja, a pele das costas pode ser melhor que a do abdome, por exemplo. Desta forma, uma lipo da região posterior gera um bom resultado e a lipo do abdome pode não gerar. O mesmo raciocínio vale para os braços e coxas.

A Lipoescultura não deve ser confundida com uma cirurgia de emagrecimento, mas pode haver perda de peso após o procedimento, em torno de 3-4% do peso prévio.

Geralmente entre 5 e 7% do peso corporal são esculpidos, mas a quantidade varia de acordo com os desejos da paciente e normas de segurança.

Existem diferentes regiões do corpo que podem ser esculpidas.

Algumas regiões de onde comumente se retira gordura são braços, região das coxas, cintura, quadril, pernas, panturrilha, pré-axila, papada e até nas partes íntimas.

A principal contra indicação do paciente que faz Lipoescultura é a presença de alguma enfermidade que coloca em risco a sua saúde.

A exemplo, pacientes que estão muito acima do peso (obesidade).

Lembrando que a Lipoescultura é uma cirurgia de contorno corporal, e não deve ser confundida com uma cirurgia de emagrecimento.

O tempo de realização da Lipoescultura é em torno de 3 a 4 horas, a depender das áreas a serem esculpidas. Quanto maior a área de lipoaspiração e o volume de gordura aspirados, maior a duração da cirurgia.

Na Lipoescultura, utilizamos a anestesia peridural associada a anestesia geral.

A anestesia peridural dá ao paciente um grande conforto pós-operatório e a anestesia geral mantém a pressão sanguínea baixa, aumentando a oxigenação durante a cirurgia, o que melhora na contenção de sangramentos e recuperação.

O tempo de recuperação da Lipoescultura é bem variado e um grande fator determinante desse tempo vai ser a disposição da paciente em relação a sua recuperação.

Quanto mais cedo o paciente ingerir líquidos e se alimentar melhor, mais rápida será sua recuperação.

Em torno de 7 dias pós-cirurgia já é possível retomar atividades como dirigir e trabalhar (caso seu trabalho não envolva alto esforço físico).

Em torno de 15 dias já é possível retomar atividades físicas com frequência cardíaca abaixo de 100 batimentos por minuto, como uma caminhada, o que até ajuda na recuperação.

A Lipoescultura é um processo que deve ser customizado para cada paciente, uma vez que cada pessoa possui um padrão de acúmulo de gordura.

É possível observar em mulheres, por exemplo, que algumas tendem a acumular mais gordura na região do quadril, enquanto outras acumulam mais gordura na região abaixo do umbigo, chamada comumente de ‘’pochete’’.

Por isso, seu cirurgião precisa entender o padrão de acúmulo de gordura do seu corpo e, além de estar pronto para realizar um procedimento seguro, possuir um senso estético de como esculpir uma silhueta harmonizada.

Por isso costumo dizer que a Lipoescultura é a `arte das proporções”.

A Lipoescultura é uma das cirurgias plásticas que menos deixam cicatrizes no corpo, pois o pequeno ‘’portal’’ na pele por onde a gordura é aspirada e mede em torno de apenas 1 a 1,5cm.

Para ser uma boa candidata a uma cirurgia de Lipo HD é preciso ter muito comprometimento com a prática de atividade física e uma boa alimentação

A falta desse compromisso pós-operatório não traz um resultado legal e exige que a paciente passe por constantes refinamentos.

Então, a paciente ideal para esse processo é aquela que já é magra e que já possui esse compromisso com atividades físicas e uma boa alimentação.

Compartilhar post