Dr. Silvio Mesquita
Dr. Silvio Mesquita

Ajudo pessoas a realçar sua beleza real e natural através da Cirurgia Plástica
Clínica Silvio Mesquita | Brasília, DF

Blefaroplastia, a Cirurgia de Contorno dos Olhos

A Cirurgia de Contorno de Olhar é um procedimento cirúrgico que melhora o aspecto da região em torno dos olhos.

Envolve a Blefaroplastia, que é a retirada do excesso de pele nas pálpebras inferiores e superiores, com o tratamento da bolsa de gordura em torno dos olhos e outros procedimentos que ampliam a capacidade de dar suavidade a expressão do olhar.

A posição da sobrancelha deve ser também considerada nesta harmonia e existem procedimentos de suspensão das sobrancelhas que são muito efetivos para alcançar esse resultado, a toxina botulínica em casos leves e o Fox Eyes em casos mais avançados.

Mulheres que possuem alguma flacidez da pálpebra e estejam em bom estado de saúde.

Existem procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos para realizar a suspensão da sobrancelha.

Os não-cirúrgico que conhecemos são os fios de PDO, ultrassom microfocado, o preenchedor e a técnica Fox Eyes. Além do fato de que, dependendo do grau de força da musculatura que você tem acima da sobrancelha e em torno dela, a toxina botulínica também ajuda a atingir esse resultado.

O ‘Fox Eyes’ é um protocolo de suspensão das sobrancelhas que a deixa mais retilínea e direcionada para um ângulo superior em direção à região temporal. É um procedimento rápido, feito de forma ambulatorial e que corrobora muito com o resultado da Blefaroplastia superior e inferior. São utilizados fios de Nylon e uma agulha especial para que uma nova posição da sobrancelha seja alcançada.

Em contrapartida aos benefícios da Abdominoplastia, a paciente vai ganhar uma cicatriz. É uma troca. Seu tamanho dependerá da quantidade de pele removida.

Essa cicatriz será praticamente uma extensão da cicatriz de cesariana, na região inferior do abdome, sendo escondida pela calcinha ou trajes de
banho.

Caso você não tenha realizado cesariana, imagine uma linha 6 cm acima da sua região intima, que faz um arco de aproximadamente 50 cm até a sua espinha ilíaca.

Outro detalhe é uma cicatriz e uma nova posição do umbigo. Durante a Abdominoplastia, toda aquela pele que está acima do umbigo vai ser ligada a região da cicatriz prévia da cesárea e o umbigo vai ser reposicionado numa posição geralmente um pouco mais alta, gerando uma cicatriz também em torno dele.

As bolsas de gordura em torno dos olhos geralmente ‘empapuçam” no final do dia e uma opção para trata-las é a Blefaroplastia Transconjuntival no Touch, que significa a retirada parcial das três bolsas de gordura (média, intermédia e lateral) através de incisões por dentro dos olhos.

Porém, é importante alertar que o resultado estético no corpo da paciente pode ser afetado dependendo do controle de peso durante a gestação.

Caso isso aconteça, pode ser necessário retirar um pouco mais de pele em um segundo procedimento para recuperar os resultados, apesar dessa segunda cirurgia geralmente ser menor.

A Abdominoplastia e a Lipoescultura são procedimentos diferentes.

Enquanto a primeira remove a flacidez da pele, a segunda vai esculpir o contorno do seu corpo através da retirada criteriosa de gordura.

Por isso estas duas cirurgias são frequentemente combinadas, uma vez que as correções feitas na Abdominoplastia não são suficientes para melhorar completamente o aspecto estético da cintura e do quadril da paciente.

É comum associar a Abdominoplastia com a Lipoescultura na região das costas, por exemplo.

Uma boa preparação para a Abmoninoplasia, como qualquer outro procedimento cirúrgico, envolve uma alimentação saudável assim como a atividade física.

Para algumas pacientes, é necessário haver perda de peso antes da cirurgia, para que os resultados sejam ainda melhores.

A anestesia é a anestesia local com sedação nos casos de abordagem da pálpebra inferior, realizada em ambiente hospitalar, que melhora o conforto do paciente. Já em caso da retirada de pele apenas da pálpebra superior, pode ser realizada no próprio consultório apenas com anestesia local.

A recuperação da Blefaroplastia é imediata, porém para manutenção dos resultados, é necessário fazer constante revisões através de procedimentos não cirúrgicos.

Entre eles a toxina botulínica e os preenchedores, que são ótimas ferramentas tanto para os sulcos quanto para as sombras que se formam abaixo dos olhos.

Além de tratamentos dermatológicos, como lasers e alguns químicos que vão ser essenciais na hora de hidratar e melhorar a pele em torno do olhar.

No meu consultório, existe um procedimento que eu gosto muito de associar com o toxina botulínica. É uma hidratação com microgotas de ácido hialurônico, realizada no mesmo dia que se faz o Botox. É conhecido como ‘Volite’ ou ‘Skin Booster’ e o objetivo desse tratamento é melhorar o aspecto `craquelado´ da pele, dando ao olhar um aspecto menos cansado e mais harmônico.

A médio prazo as cicatrizes do procedimento são imperceptíveis, tanto da pálpebra superior como da pálpebra interior

 

Compartilhar post